CURSOS GRATUITOS SENAI PARA DEFICIENTES FÍSICOS

Cursos Gratuitos para Deficientes Físicos: Uma grande oportunidade está chegando para quem é portador de algum tipo de deficiência e deseja se profissionalizar através de cursos de capacitação gratuitos. O senai em parceria com instituições e órgãos públicos e privados de diversos estados brasileiros incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Amapá, Acre, Rondônia e Pernambuco está implantando o seu novo sistema de cursos gratuitos para portadores de deficiência. 



A iniciativa pretende atender os mais diversos polos de profissionalização visando assim oferecer aos deficientes físicos a oportunidade de fazer um curso profissionalizante no Estado onde reside sem precisar pagar por isso. 

Na linha da sensibilização, mobilização e divulgação, caberia destacar a elaboração de uma cartilha para distribuição às empresas, contendo um panorama sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil, informações sobre a legislação relativa à sua inclusão no mercado de trabalho, um levantamento de oferta de vagas por tipos de deficiência no Balcão de Emprego do Deficiente da Secretaria de Estado de Trabalho (SETRAB) e informações gerais sobre adaptações arquitetônicas para acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência. 


Foram celebradas parcerias com instituições de referência no atendimento a
pessoa portadora de deficiência, a saber: Instituto Benjamin Constant
(IBC), União dos Cegos do Brasil, Instituto Nacional de Educação de Surdos
(INES), Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS),
Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais (APAE). 


Estas parcerias, estabelecidas a partir do compromisso inicial de divulgação de informações para inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, se desdobraram em colaboração técnica efetiva no bojo do desenvolvimento das ações educacionais de inclusão.


Ainda em termos de divulgação, merece destaque a realização de uma série de
encontros para informação e discussão do tema com representantes
empresariais nas Sedes das Representações Regionais da FIRJAN, que contaram com a participação de profissionais da área de Recursos Humanos, Legislação e Educação, bem como de representante da Delegacia Regional do Trabalho, e foram extremamente proveitosos para o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação de reserva de mercado aos deficientes, bem como de questões técnicas referentes à inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. 


Sobretudo, tais encontros contribuiram para o início do estabelecimento de uma rede de cooperação entre as várias áreas do Sistema FIRJAN e os setores empresariais e governamentais, que culminou com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para Inclusão dos Portadores de Deficiência entre a FIRJAN e o Ministério do Trabalho em fevereiro de 2002.


Na área da educação propriamente dita, na vertente educação profissional do
SENAI/RJ, contando também com o estímulo do Projeto Inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais nos Programas de Educação Profissional do SENAI, implementado pelo Departamento Nacional do SENAI, foi efetivada uma série de ações. Foi realizado o levantamento de Instituições, em âmbito do estado do Rio de Janeiro, que realizam atendimento a PNE. 


Essa relação, organizada por municípios, tem como objetivo facilitar o trabalho das Unidades do SENAI-RJ, por localidade. A intenção é promover a maior aproximação possível entre cada escola e o seu entorno sócio-educacional. Durante o ano de 2006, o SENAI-RJ, em parceria com o SESI-RJ, contou com a participação, em seu quadro de pessoal, de uma pedagoga especialista em LIBRAS, deficiente auditiva, para ministrar o Curso Básico de LIBRAS. 


Tal proposta capacitou 155 profissionais de atuações diversas, tanto no SENAI quanto no SESI e FIRJAN, ampliando, assim, a prática da linguagem brasileira de sinais. Com vistas ao planejamento de 2007, o SENAI-RJ estabeleceu, como prioridade, na capacitação de Docentes, a ser realizada no próximo mês de fevereiro, a divulgação do encontro de interlocutores do PSAI, de outubro de 2006, da legislação do CONADE e sensibilização quanto à LIBRAS, realizada por especialistas na área. O planejamento prevê a participação de 400 docentes, que receberão material disponibilizado pelo SENAI-DN.


Conheça alguns dos cursos gratuitos oferecidos pelo Senai no Portal do Senai.