Currículo 2013 – Modelos prontos para preencher

O currículo é o primeiro contato que se estabelece entre o candidato e o possível empregador. Nesse caso, o ditado “a primeira impressão é a que fica” se encaixa muito bem. É preciso impressionar a empresa para que ela sinta interesse em conhecê-lo.


As empresas, ao abrirem vagas, recebem dezenas e até centenas de currículos, e é preciso selecioná-los ao máximo para realizar as entrevistas presenciais. Por isso, qualquer erro, ou informação mal explicada ou mal empregada no currículo já é um critério para ser descartado. “Um currículo bem elaborado é a diferença entre ser lido e selecionado ou ser jogado no lixo”, afirma Claudia Carraro, especialista em orientação de carreira.

Com 12 anos de experiência na área, Claudia alerta que é essencial colocar apenas informações verdadeiras no currículo. “O selecionador pode verificar as informações que estão no currículo, ligando para as empresas anteriores e pode também solicitar os certificados dos cursos que foram citados no currículo”, explica.

Dada essa dica, vamos ao que interessa:

O que o seu currículo TEM que ter? “O currículo deve conter nome, endereço, idade, estado civil, se tem filhos, telefone, e-mail (ativo), objetivo, experiência, competências e resultados. Experiência profissional, (começando pela última), contendo nome da empresa, cargo e tempo. Para não ficar muito extenso coloque as últimas três experiências. Coloque também sua formação acadêmica, pós-graduação, cursos e idiomas”, orienta Claudia.

Para quem está a procura do primeiro emprego, Claudia recomenda: “para compensar a falta de experiência profissional, quem está procurando o primeiro emprego deve destacar em seu currículo as experiências com estágios, trabalhos voluntários e projetos importantes que participou na escola ou na comunidade. Destacar cursos de idiomas e informática”.

Quem não tem conhecimentos em informática e em uma segunda língua, deve começar a correr atrás de cursos se quiser se destacar no mercado de trabalho e conseguir um bom emprego ou estágio. “Conhecimento básico em informática não é mais diferencial, o jovem tem que ter. Um segundo idioma é diferencial desde que seja fluente ou avançado e que propicie uma boa comunicação. Não coloque no currículo: ‘inglês básico’”, explica Claudia.

Ela lembra que é muito importante ser direto no currículo e colocar apenas as informações essenciais. “Um selecionador lê vários currículos por dia, por isso ele deve ser o mais objetivo possível, os detalhes devem ser dados na entrevista seletiva”.

E o que seu currículo NÃO pode ter? “Erros de português, rasuras, informações falsas, fotos (só quando é solicitada), letras coloridas, letras diferentes (use Times New Roman, número 12, para não errar), papel colorido ou grosso”.

Agora que você montou seu currículo, o que fazer com ele? “O jovem pode enviar seu currículo para vagas existentes que estejam abertas e também para empresas em que deseja trabalhar. Para enviar o currículo a uma empresa que tem interesse em trabalhar, procure informar-se como é o processo seletivo. Ligue para a empresa e pergunte como eles recebem os currículos para futuras seleções, se é pessoalmente, por e-mail ou cadastro no site da empresa. 

Procure saber o nome da pessoa responsável pelas contratações e mande o currículo para esta pessoa. Enviar currículos para empresa pode dar resultado, mas a chance aumenta consideravelmente se você possui um bom network. O jovem deve manter um bom relacionamento com as pessoas, mostrar o que sabe fazer, assim quando surgir uma vaga ele poderá ser citado como um bom candidato”, finaliza Claudia.

Modelos de Curriculo 2013 prontos, é só baixar e preencher:

Separamos para vocês alguns modelos prontos de curriculum para você escolher o que melhor se adquea a sua necessidade e assim ter mais chances de se contratado depois de uma boa entrevista de emprego. Para baixar os modelos você deve clicar aqui.